Theresa Catharina de Góes Campos

  NUNCA FUI BEIJADA

Tendo a intérprete principal - Drew Barrymore - como produtora executiva, "Nunca fui beijada" (Never Been Kissed - EUA, 1998 - 107' - de Raja Gosnell) é uma comédia dramática para todas as idades, com roteiro inteligente e romântico focalizando as idiotices e crueldades que ocorrem nas escolas onde a mediocridade se une para prejudicar os estudantes dispostos a fazer um trabalho sério.

Josie não foi popular, nem teve uma vida escolar fácil; suas recordações não são agradáveis; e, até o momento, mesmo atuando como jornalista, ainda não realizou seus sonhos e suas fantasias românticas. Também na redação do jornal, ela se destaca como pessoa diferente. Vai enfrentar uma tarefa que, para ela, é muito difícil: voltar à escola, como se fosse uma aluna de dezessete anos, para que, assim disfarçada, consiga escrever uma reportagem sobre o ambiente e os personagens.

Aliás, no jornal, a situação está ameaçadora: do êxito de Josie dependem o emprego dela e de seu editor-chefe. As pressões deixam todos nervosos, inclusive porque alguns repórteres já foram despedidos recentemente.

Alguns personagens - e até as situações - às vezes se mostram caricaturais. Contudo, a temática tem fundamentos reais. Há diálogos interessantes, sobretudo a referência a enredos de Shakespeare onde o disfarce permite às pessoas agirem com sinceridade.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.