O AUTO DA COMPADECIDA


O Auto da Compadecida

Comédia dramática, farsa de costumes narrada em ritmo e linguagem de cordel, a obra-prima de Ariano Suassuna, traduzida para dezenas de idiomas e conhecida internacionalmente, "O Auto da Compadecida" (Brasil, 2000), com direção e roteiro de Guel Arraes, ganha mais essa versão cinematográfica.

Filmado em Cabaceiras, interior da Paraíba, destaca-se pela produção, direção, roteiro e interpretação, fotografia e trilha sonora.

No elenco, estão: Matheus Nachtergaele (intérprete de João Grilo); Selton Mello (Chicó); Lima Duarte, Paulo Goulart, Denise Fraga, Diogo Vilela e Luís Melo. Participações especiais: Fernanda Montenegro e Maurício Gonçalves. 

O roteiro retrata as injustiças sócio-econômicas, ao mesmo tempo que mostra as artimanhas de João Grilo para sobreviver, apesar da indiferença e ambição dos ricos e poderosos.

Enfatiza a fé que a tudo resiste, perseverando inclusive nas circunstâncias onde o materialismo domina. A alegria transforma-se em instrumento da luta diária para não desistir diante da fome e da miséria, do descaso e dos preconceitos. O perdão demonstra a imensidão do amor, capaz de misericórdia maior que toda a extensão dos erros cometidos. A mensagem evangélica se regionaliza, adaptando-se aos personagens e às situações, mostrando quem defende os pobre e os mais fracos. 

Assisti ao filme no cinema, mas a obra também pode ser encontrada em vídeo - Columbia Tristar.

Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária

Volta