Theresa Catharina de Góes Campos

  O CORCUNDA DE NÔTRE-DAME

A obra-prima de Victor Hugo (autor francês que se tornou um clássico da literatura universal, célebre por "Os Miseráveis" e inúmeros outros romances) em desenho animado para todas as idades!

Em alguns momentos, chegamos a duvidar: seriam fotografias - e não, fotogramas - das ruas de Paris, da Catedral e de seus vitrais maravilhosos? Que perfeição nos desenhos!

É o filme dos estúdios Walt Disney que mais me sensibilizou e, assim, ficou sendo o meu desenho animado preferido. O roteiro enfatiza valores ético-morais: as virtudes da bondade, do amor, do desprendimento. Denuncia, igualmente, os preconceitos contra os estrangeiros, os deficientes; as risadas como instrumentos de insensibilidade e as brincadeiras cruéis.

Vale a pena repetir esta obra cinematográfica muitas e muitas vezes. Faz-nos mais sensíveis, mais conscientes dos problemas humanos mais importantes em nossos tempos violentos, insensíveis. Atingindo o âmago de nossas emoções, o Corcunda de Nôtre-Dame e Esmeralda podem nos tornar pessoas melhores. 

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.