Theresa Catharina de Góes Campos

  O OUTRO LADO DA NOBREZA

Drama histórico, existencial e romântico, para adultos, " O outro lado da nobreza" (Restoration - EUA, 1995 - 113 min.) teve direção de Michael Hoffman. Premiado com 2 (dois) Oscar, por direção de arte e figurinos, destacou-se, também, pela fotografia e pelos cenários externos.
Protagonizado por Robert Downey Jr., Meg Ryan, Sam Neill e Hugh Grant, também integram o elenco: Polly Walker, David Thewlis e Ian McKellen.

Em 1660, na Inglaterra, sobe ao trono o rei Carlos II, depois dos anos de terror durante o governo de Oliver Cromwell. Nessa época chamada de Restauração, um jovem estudante de medicina vivencia uma grande mudança em sua vida. E nos seus amores. Isso por motivo de ter aceito convite para viver na corte.

Filme realista, com algumas cenas de erotismo; há, igualmente, momentos de amor e romance, assim como uma bela mensagem sobre a missão do médico, neste mundo onde o sofrimento se faz presente, muitas vezes com dores que podem ser atendidas, assistidas por aqueles que têm a vocação e o conhecimento para aliviar e curar.

(Vi este filme no cinema. Disponível, também, em vídeo Cannes.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.