Theresa Catharina de Góes Campos

  O SHOW DE TRUMAN - O SHOW DA VIDA

Com o seu "O Show de Truman - o show da vida" (The Truman Show - EUA, 1998 - 103'), o diretor australiano Peter Weir nos oferece uma obra importante em seu objetivo de mostrar a onipresença e a onipotência dos meios de comunicação, especialmente a televisão, com a publicidade constante e o desrespeito, não apenas à individualidade, como à liberdade da pessoa humana. Comédia dramática, com Jim Carrey e Ed Harris liderando o elenco, conta a história de um homem que, desde a infância, tem sua vida transmitida (e praticamente decidida/ conduzida!) 24 horas por dia. Uma sátira bem-vinda, inteligente nos seus diálogos e com potencial para leituras/interpretações diversas (até mais profundas...como, por exemplo, as relações entre criatura e seu Criador, tema também abordado em "Blade Runner").

Em texto de Eduardo Galeno, intitulado "O direito de sonhar", podemos encontrar; "As pessoas não serão dirigidas pelo automóvel, nem serão programadas pelo computador, nem serão compradas pelo supermercado, nem serão olhadas pelo aparelho de TV. O aparelho de TV deixará de ser o membro mais importante da família, e será tratado como o ferro de passar ou a máquina de lavar roupas.".

Voltando ao "Show de Truman", o filme denuncia as mentiras divulgadas por motivos financeiros. Apesar de tudo, sempre é possível acordar do pesadelo para exercer o livre arbítrio.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.