Theresa Catharina de Góes Campos

  O SILÊNCIO

O diretor Mohsen Makhmalbaf definiu "O Silêncio" (Soukut -Tadjiquistão/ Irã/França - 1998) como o seu "Gabbeh do som", ao retratar com lirismo de imagem, palavras e ruídos, o cotidiano de um menino cego (interpretado pela garota Tahine Normatova) que trabalha como afinador de instrumentos. A criança está atenta aos sons da cidade barulhenta, interferindo poeticamente no silêncio. Encantado com a "sinfonia" da vida, o menino chega sempre atrasado ao trabalho.

Singelo, magistral, utilizando-se de não-atores, o cineasta tem um roteiro simples de ficção-documentário que traduz (registra, recorda) a infância como fábula. Destaque para a produção, direção, interpretação; a fotografia; o roteiro; e a trilha sonora.

A menina, que acompanha o garoto cego em seu trajeto diário para afinar instrumentos musicais, expressa solidariedade, amizade contínuas, assim como manifesta uma feminilidade de amadurecimento precoce.

O público, mais uma vez, se deixa atrair pelas cores, por todos os sons e pelos intérpretes da visão artística de Makhmalbaf - diretor iraniano de estética apurada, riquíssimo na observação da realidade e utilização de símbolos e metáforas.

(Ver outros filmes iranianos, como "Gabbeh", "O jarro", "A maçã", etc.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.