Theresa Catharina de Góes Campos

  PARA SEMPRE CINDERELA

Um belíssimo filme (forma e conteúdo) para todas as idades, "Para Sempre Cinderela" (Ever After, EUA, 1998 - 121'- de Andy Tennant) é uma versão que apresenta uma interpretação realista, mais moderna, do famoso conto de fadas romântico.

Com Drew Barrymore, Anjelica Huston e Dougray Scott, tem ação, humor, drama, aventura e romance, numa competente reconstituição de época( França,século XVI). Jeanne Moreau introduz e narra a história, começando por uma conversa com os Irmãos Grimm. Eles reconhecem a existência de diversas versões, como a de Charles Perrault, com abóbora transformada em carruagem e outros elementos fantásticos. Falam sobre os sapatinhos do baile, que seriam de pele, vidro ou cristal.

Roteiro criativo, original, narra o conto da Gata Borralheira como sendo real; somente com o tempo teria se metamorfoseado em conto de fadas. Enfatiza a leitura como instrumento de conscientização, mostra as dificuldades na busca da alma gêmea.

Encantadoras tomadas aéreas registrando com abrangência os cenários naturais; travellings (câmera em movimento), panorâmicas verticais e horizontais; cores variadas que lembram, às vezes, quadros impressionistas.

A fotografia, os cenários externos ( propriedades rurais e castelos da França e seus arredores), a trilha sonora de George Fenton, o Coro de Magdalen College, Oxford; as ruínas de Amboise; os diálogos e os momentos românticos, a apresentação dos créditos iniciais e o final são os destaques; assim como o personagem Leonardo Da Vinci e a obra "Utopia", de Thomas More, como um dos livros preferidos de Cinderela e metáfora do filme; e a cena em que se vê , no Mosteiro dos Franciscanos, os monges copistas, humildes e anônimos preservadores da cultura de sua época, absortos em seu trabalho.

E ainda: a maquiagem, a iluminação, as cores; o uso apropriado de cavalos e carruagens; a sonoplastia; os vestuários e adereços; o trabalho dos responsáveis pelos animais.

As músicas citadas nos créditos finais são:"Veni Creator Espiritus", "Canarios" e "Put your arms around me" (Ponha seus braços a meu redor).
A linguagem correta, mesmo entre os criados e os ciganos, não é realista, mas está de acordo com os princípios pedagógicos que promovem a correção gramatical inclusive entre os mais jovens.

A personagem principal mostra-se inteligente, amorosa, decidida, amante dos livros; amiga e defensora de seus criados; de natureza trabalhadora, ao invés de realizar suas tarefas somente por imposição da madrasta; consciente das injustiças sociais, procura combatê-las dentro de suas possibilidades, mostrando entusiasmo e convicção.

Uma obra para ser vista mais de uma vez, com prazer estético e sentimental renovados.

(...) "Senhor, dai-me forças."(...) "Como encontrar a alma gêmea?"(...) "O destino é muito ocupado. Precisamos ajudá-lo." (...)

"Você tem mais convicções em sua memória (em suas recordações/lembranças) do que eu tenho em todo o meu ser". (...)

"- A vida sem amor não vale a pena ser vivida.

- E sem confiança mútua?(...) Não cederei.

- Então, você não a merece."(...)

" - Você é para ser encantador.

- E nós devemos ser felizes para sempre.

- Quem disse?

- Eu não sei. Você é quem sabe."(...)

"Se Cinderela e seu Príncipe viveram felizes para sempre, não sei, mas o importante é que viveram."

Comparar com "O Feitiço de Áquila" (Ladyhawke- EUA, 1988 -de Richard Donner, com Rutger Hauer, Mathew Broderick e Michelle Pfeiffer - outra belíssima aventura romântica).

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs.Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Abril Vídeo/Fox.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.