Theresa Catharina de Góes Campos

  OS PICARETAS

Comédia inteligente sobre artistas, produtores, diretores e a indústria cinematográfica, “Os Picaretas”(Bowfinger – EUA, 1999 – de Frank Oz – 97 min.) é divertimento garantido, com linguagem comercial e abordando, com humor escrachado, as dificuldades para a realização de um filme de baixo orçamento e com pessoas fora do círculo de artistas famosos.

Steve Martin escreveu o roteiro e, com Eddie Murphy, protagoniza a história, ambos, com muita eficiência, o que significa, fazem rir bastante.

Interpretanto um ator negro de sucesso e, ao mesmo tempo, o seu irmão simplório, Eddie Murphy tem a oportunidade de, com os seus personagens, mostrar as fobias provocadas pelo sucesso, assim como as suas desconfianças quanto ao tratamento diferenciado, racista, que ele e seus irmãos de cor recebem, nos EUA, inclusive nas premiações artísticas. Sua mania de perseguição está recebendo tratamento em uma clínica de “controle mental”.

No elenco, também estão: Heather Graham, Robert Downey Jr. e Terence Stamp.

“Bobby Bowfinger é um produtor que há anos tenta emplacar um sucesso de bilheteria”. Seu próximo filme tem tudo de que precisa para atrair multidões e conseguir muito dinheiro nas bilheterias: ação, alienígenas, uma bela mocinha e Kit Ramsey, “ o maior astro de Hollywood. Só há um pequeno problema: o próprio Kit não sabe que protagoniza a história.”

Quando falta dinheiro, recorre-se à criatividade, a trabalhadores sem treinamento mas dispostos a trabalhar, sonhando com o sucesso. Buscando a fama a qualquer custo, uma jovem se faz de ingênua e vai enganando a todos aqueles que podem lhe ajudar a conquistar a celebridade no cinema. Até o esperto diretor se deixa iludir...

O grande consolo pode ser definido com as palavras da atriz encantada pela oportunidade de trabalhar em um filme: “Foi uma linda mentira.”

(Obs. Assisti no cinema, mas o filme pode ser encontrado em vídeo CIC.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.