Theresa Catharina de Góes Campos

  PODER ABSOLUTO

Dirigido, produzido e protagonizado por Clint Eastwood (que também compôs temas da trilha sonora), "PODER ABSOLUTO" (Absolute Power - EUA, 1997 - 120 min.) é mais que um simples roteiro policial. História dramática adaptada do best-seller de David Badalacci, une ação e suspense num contexto político e afetivo.

O elenco se destaca, igualmente, por ter, contracenando com Clint Eastwood, atores conhecidos por sua competência, liderados pelo vencedor do Oscar de coadjuvante (em "Os Imperdoáveis") Gene Hackman: Ed Harris, Judy Davis, Laura Lynney , E G Marshall, Scott Glenn e Melora Hardin.

Não se trata "apenas" de um roteiro de corrupção, mentiras ao povo, violência contra inocentes; há traições pessoais, negligência, omissão familiar; além dos temas da solidão e da amizade. Lado a lado de personagens inconscientes, a trama também mostra ao público aqueles profissionais preocupados em cumprir os seus deveres profissionais. E o prelúdio de uma ligação romântica entre pessoas que não parecem ter se preocupado antes com essa possibilidade, em suas vidas tão ocupadas.
Destacamos, ainda: a apresentação dos créditos iniciais, bem como a cena final; os pequenos toques artísticos que enriquecem esse filme de formato e conteúdo bastante comerciais; a reflexão crítica sobre a imagem dos políticos que convencem o seu eleitorado e tudo exigem dos que com eles trabalham; as questões éticas do dia-a-dia, inclusive os princípios fundamentais na amizade e nas relações familiares.

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Columbia Tristar.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.