Theresa Catharina de Góes Campos

  O PRÍNCIPE DO EGITO

Durante quatro anos, mais de 350 artistas, animadores e técnicos de 35 países trabalharam para realizar o desenho animado "O Príncipe do Egito" (The Prince of Egypt - EUA, 1998 - 99') de Brenda Chapman e Steve Hickner). 

Ação, suspense, humor, romance.

Diversão para todas as idades, a narrativa bíblica tem Moisés como protagonista, mostrando a sua história desde a infância, e com algumas seqüências realmente emocionantes, cenas belíssimas e muitas canções.

A qualidade visual agrada bastante aos adultos, que acompanham a saga do líder hebreu apreciando, também, a dublagem de atores famosos, como:

Val Kilmer (Moisés), Ralph Fiennes (Ramsés), Michelle Pfeiffer ( Zípora, a esposa de Moisés), Danny Glover (Jetro), Sandra Bullock (Miriam), Jeff Goldblum (Aarão) e Steve Martin (Hotep).

O afeto que une os dois irmãos - o líder que conduziu os hebreus à Terra Prometida e recebeu, de Deus, os Dez Mandamentos; e o poderoso faraó Ramsés - enfrenta os conflitos de suas origens e missões diferentes.
* O design dos personagens segue uma linha mais realista que na maioria dos desenhos animados, apresentando uma distinção visível entre os traços fisionômicos simétricos e angulosos dos egípcios e os mais característicos dos hebreus. O cenário de "O Príncipe do Egito" foi dividido em dois mundos principais: o "majestoso império, talhado em pedra com ângulos afiados e bem definidos, e o pequeno ambiente dos hebreus, feito com tijolos de barro."

(...)Você não pode ver como o homem vê...(...) Olhe com o olhar do céu".

(...)

"... o poder da oração".

Ralph Fiennes e Michelle Pfeiffer cantam com a sua própria voz.

Há no filme milhares de "extras" animados por meio de inovações digitais admiráveis que, por computador, foram criados para seqüências impressionantes como a do Êxodo e a passagem pelo Mar Vermelho. Apenas o Epílogo mostra mais de 146.000 pessoas.

Stephen Schwartz (de "Pocahontas" e "O Corcunda de Nôtre-Dame") escreveu as seis canções originais e Hans Zimmer (de "O Rei Leão", "Rain Man" e "Melhor é Impossível") compôs a trilha e fez os arranjos para as canções. A música é utilizada como instrumento narrativo.

Destaques: pesquisa histórica, arquivológica e arqueológica; a participação da Orquestra de Londres (London Orchestra); a montagem; o roteiro; as cores; os efeitos especiais; a citação, encerrando os créditos finais, de versículos da Bíblia e do Alcorão.

Ação, suspense, humor, romance.

(...)"Milagres são reais. Milagres acontecem quando você crê.

(...) Milagres acontecem se você quiser."

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.