Theresa Catharina de Góes Campos

  RISCO DUPLO

Drama familiar e história policial, com ação, violência e suspense do início aos minutos finais, "Risco Duplo" (Double Jeopardy - EUA, de 1999 - de Bruce Beresford) é protagonizado por Ashley Judd e Tommy Lee Jones.

A fotografia (lente anamórfica) de qualidade já nos dá uma bonita apresentação dos créditos iniciais, introduzindo o filme, que aborda temas como: a ambição desmedida pelo dinheiro; trama de julgamento e prisão; traição e mentira; a tragédia da condenação do inocente; mas, sobretudo, a força e constância do amor materno, no contexto doloroso da separação involuntária entre mãe e filho.

As locações externas na Província canadense de British Columbia (Colúmbia Britânica, uma das 10 Províncias que formam o Canadá)- belos cenários naturais, que incluem a cidade de Vancouver - devem ser destacadas. Assim como a boa trilha sonora - delicada, melancólica, suavemente trágica, acompanhando as emoções dos personagens e do público.

Outros destaques: o roteiro, com narrativa de ritmo e situações comerciais; a maquiagem de Ashley Judd. Principal personagem feminina, nela admiramos sua ternura, seu carinho, enfim, sua feminilidade. Inteligente, educada e refinada; amorosa, boa esposa e mãe dedicada; em momentos decisivos, mostrou-se ousada, astuta e corajosa, sob aparência frágil. Transmite o desespero materno, na busca de vencer todos os obstáculos que a separam do filho. No rosto e nas atitudes do personagem de Tommy Lee Jones, por sua vez, encontramos desilusão, ao lado de um caráter determinado e disciplinador.

"99% das vezes a vida não é o que esperamos."

Trata-se de um filme emocionante, que vale mais por sua história, o seu conteúdo, do que pela estética escolhida para narrar os acontecimentos. Visão feminina, como em "Dormindo com o Inimigo", ao contrário de "O fugitivo".

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.