SEABISCUIT ALMA DE HERÓI

 

Seabiscuit – Alma de Herói

Indicado para melhor filme, fotografia , edição e roteiro adaptado, “ Seabiscuit – Alma de Herói “, apesar de todas as suas qualidades de forma e conteúdo, perdeu o Oscar nessas categorias não somente para “ O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei “. A fotografia de “ Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do mundo”, de Peter Weir, vencedora igualmente na categoria edição de som, foi premiada.

Na década de 30, o povo americano sofre com a queda da Bolsa e, em plena depressão econômica, o fantasma do desemprego se materializa e multiplica, provocando tragédias nas famílias, como a separação de seus membros, que se vêem obrigados a buscar, em outras cidades, a sobrevivência. Desde o início, “ Seabiscuit – Alma de Herói “ ( Seabiscuit- EUA, 2003 – de Gary Ross – 140 min.) nos comove pelo impacto da situação na vida de pessoas comuns, com enredo inserido na história americana, narrado com realismo e sensibilidade.

Inspirado em fatos e acontecimentos, essa história real tem personagens muito bem interpretados por seu elenco, destacando-se o trabalho eficiente de Tobey Maguire, Jeff Bridges e Chris Cooper. O filme mostra as vitórias de um cavalo especial... e a sua importância na vida de três pessoas, que enfrentaram inúmeros obstáculos, numa batalha diária de superação e aperfeiçoamento.

Outros destaques: produção, direção, fotografia, trilha sonora, montagem, reprodução de época, direção de arte, figurinos, maquiagem, locações externas.

“Seabiscuit - Alma de herói “ oferece ao público um drama emocionante em clima de aventura, ação espetacular e suspense; e, apesar de algumas cenas de violência (daí o filme ter a recomendação de faixa etária para 14 anos), deixa recordações sobre o amor e a amizade como sentimentos capazes de vencer todas as adversidades.

Theresa Catharina de Góes Campos

Volta