Theresa Catharina de Góes Campos

  SEMPRE AMIGOS

Uma criança inteligente que sofre de doença degenerativa é o personagem principal de Sempre Amigos (The Mighty - EUA, 1997 - 100' - de Peter Chelsom).

Sharon Stone interpreta com emoção e sensibilidade a sua mãe, abandonada pelo pai de seu filho, logo após o nascimento do menino, quando o médico informou sobre a deficiência.
Estão no elenco, também: Elden Hansen, Kieran Culkin, Gwena Rowlands e Dean Stanton.

Rodado nas cidades de Toronto (Canadá) e Kentucky e Cincinnati (EUA), o roteiro do filme baseou-se no livro " Freak the Mighty", de Rodman Philbrick, lançado em 1996 e vencedor de vários prêmios.

Kevin tem a Síndrome de Morquio (o crescimento pára, aos seis anos de idade), entretanto, o garoto enfrenta as dificuldades com muita criatividade, como se fosse um Cavaleiro do Rei Artur da Távola Redonda, dedicado a defender e socorrer os mais fracos, agir com fidalguia e coragem.

Desenvolveu senso crítico aguçado, humor cativante.Ele faz uma sociedade com o musculoso Max Kane, que vive com os avós e, na escola, é ridicularizado pelos colegas devido às suas dificuldades de aprendizado. Assim, os dois se ajudam mutuamente, enriquecendo suas experiências com alegria e solidariedade. Seus familiares se aproximam, partilhando momentos festivos.

Destaque para a linguagem utilizada: ao mesmo tempo realista e mágica; a produção, direção, interpretação; o roteiro; a fotografia; e a trilha sonora.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Paris/ Lumière.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.