SE TODOS OS HOMENS DO MUNDO

 

Co-produção franco-italiana de 1956, a aventura de solidariedade " Se todos os homens do mundo (Si tous les gars du monde/If all the guys in the world - de Christian Jacque - 110 min. - em p/b) agrada ao público e aos críticos especializados, por suas qualidades de forma (produção, direção, interpretação, roteiro, fotografia, montagem) e conteúdo. Drama de ação, suspense e conflitos humanos.

O diretor também foi o co-autor do roteiro, interpretado com autenticidade por elenco protagonizado por Jean-Louis Trintignant, André Valmy ( o Capitão), Jean Gaven (Joos) e Hélène Perdrière.

Na filmografia de Christian Jacque, estão:

Un Revenant (1946); Carmen (1946); Fanfan la Tulipe (1952); Nathalie (1957); La Tulipe Noire (1964), Le Gentleman de Cocody (1965);Dead Run (1969); e La vie parisienne (1977).

"Se todos os Homens do Mundo" constitui um exemplo de película de mentalidade humanista, com um tema que representa, por si mesmo, uma unidade didática, estimulante e inspiradora para a juventude.

Adoecem os tripulantes de um pequeno barco pesqueiro. Somente um soro obtido no Instituto Pasteur poderia salvá-los.

Através de um circuito de radioamadores, mobilizam-se algumas pessoas que, aos poucos, vão ampliando o âmbito de ação. Apenas um dos tripulantes, o único que não provara o alimento envenenado, continua de pé. Era justamente o elemento desprezado pelos demais e que, afinal, se atira nas águas geladas do Mar do Norte para recolher a vacina...

A simplicidade, o realismo e o suspense imprimem intensidade dramática ao filme, ao mesmo tempo que por ele perpassa um grande sopro de solidariedade humana.Indivíduos de diferentes nacionalidades, importantes companhias de aviação, um jovem radioamador de Paris, um cego de guerra em Berlim, civis e militares, homens e mulheres, todos se movimentam a fim de salvar um punhado de vidas humanas - e o conseguem, após denodados esforços.

Efeitos especiais dão-lhe um tom de documentário elaborado, repleto de indícios sugestivos, realçados por uma simbologia eficaz.

Quantas lições para os adolescentes, que despertam para os problemas mundiais! "Se Todos os Homens do Mundo" focaliza o heroísmo anônimo, apagado, demonstrando o que poderia ser o panorama mundial, se houvesse um pouco mais de boa vontade entre os homens.

Theresa Catharina de Góes Campos

Volta