Theresa Catharina de Góes Campos

  O SEXTO SENTIDO

Drama de suspense e terror, com ação e romantismo, "O Sexto Sentido" (The Sixth Sense - EUA, 1999 - 115 min. - de M. Night Shyamalan) tem um roteiro muito inteligente, que conduz o público em busca da chave dos mistérios, mergulha-o de forma envolvente na trama de emoções e sofrimentos, sem lhe revelar, antes dos instantes finais, o que o enredo contém de mais secreto.

Se refletirmos depois sobre como transcorreu a narrativa, ficaremos bastante surpresos com a nossa "quase cegueira", pois o maior segredo, na verdade, estava claramente visível... 

Haley Joel Osment (numa interpretação surpreendente para um papel tão difícil), Bruce Willis e Toni Collette encabeçam o elenco dessa história sobre fenômenos paranormais, segundo os princípios doutrinários do espiritismo.
"Todo dom é uma bênção."

Há poucas e breves cenas românticas.

Os sustos e o clima do filme - grande sucesso de bilheteria - podem perturbar crianças, adolescentes e até mesmo adultos impressionáveis.
Garoto de nove anos vive aterrorizado porque vê, a todo momento, pessoas mortas, ouve, conversa e toca em fantasmas. Sua vida em casa, na escola e nas atividades sociais tem características de comportamento que lhe causam vários problemas. A mãe mostra-se afetuosa, carinhosa, mas também enfrenta as dificuldades da separação do marido e da necessidade de trabalhar em dois empregos.
Sem amigos, o personagem Cole Sear encontra no psicólogo Malcolm Crowe o seu protetor e companheiro inseparável, compreensivo e paciente o suficiente para entender os seus traumas. E lhe dar um acompanhamento paternal.

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Buena Vista/Hollywood.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.