Theresa Catharina de Góes Campos

  SOBROU PARA VOCÊ

Abordando temas muito atuais, de forma acessível, com sensibilidade, romantismo e humor, "Sobrou para você" ( The next best thing - EUA, 1999- de John Schlesinger - 110 min. ) é uma história dramática sobre relacionamentos afetivos e sexuais, paternidade e maternidade.

Abbie (Madonna) e Robert ( Rupert Everett) são mostrados, nas cenas que apresentam os créditos iniciais, como pessoas trabalhadoras e amigas, enfrentando momentos difíceis de desilusão amorosa.

"Exigiu pouco, teve pouco."

Ambos se lamentam por não encontrarem o companheiro certo, apesar dos sacrifícios que aceitariam fazer.

"Rastejando por amor e afeição"...

Para os dois, continua a busca do parceiro ideal.

"Não sinto falta de ficar em segundo lugar."
Como beber, fumar e brincar de amor não solucionam seus problemas, tudo o que fazem de forma leviana transforma-se em situações perigosas, inesperadas. As brincadeiras tornam-se ações arriscadas.

"Você está muito só e nós bebemos demais."

( ...) "_ Foi só uma vez!

_ É o suficiente para uma gravidez."

Realista, analisando as circunstâncias sob as perspectivas diversas dos personagens, o filme ajuda na compreensão e no debate dessa questão fundamental para a sociedade: a formação e manutenção da família, integrando os seus membros (sexo, personalidade, faixa etária e características diferentes) da maneira mais respeitosa possível.
"Meu Deus, onde estiver, poderia arranjar alguém para mim? "
Destaques: a interpretação dos protagonistas; o roteiro que conduz a uma reflexão crítica abrangente sobre a complexidade e a responsabilidade das relações familiares, sociais e sentimentais; bem como a questão das intenções de caráter efêmero em contraposição a uma atitude séria nos relacionamentos sexuais; a importância da comunicação entre as pessoas, mais eficiente que o recurso aos tribunais e às legislações; as características físicas, emocionais e profissionais do personagem - surpresa (amadurecido, objetivo, determinado e conciliador ).

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.