Theresa Catharina de Góes Campos

  TARZAN

Aventura dramática para todas as idades, em desenho animado com os mais modernos recursos da tecnologia cinematográfica, "Tarzan" (Tarzan- EUA, 1999- de Kevin Lima e Chris Buck), tem versão legendada e dublada, ambas com a qualidade da Walt Disney Pictures.

Ação, suspense, romantismo e humor, no roteiro movimentado, inspirado pelo romance de Edgar Rice Burroghs( Tarzan, King of the Apes - Tarzan, o Rei dos Macacos).

Destaques: a trilha sonora (Mark Mancina, com música-tema composta e interpretada por Phil Collins) e os efeitos especiais, conferindo aos fotogramas um dinamismo impressionante expresso em ritmo quase alucinante. Interação e presença constantes da natureza. Criatividade, também, na iluminação, nos sons e nas cores.

Emocionantes e ternas são as cenas em que Tarzan, ao juntar sua mão à mão de Jane, reconhece sua igualdade, sua semelhança, enfim, sua identidade afetiva com o ser humano.

A dramatização da violência humana e no reino animal constitui ainda outra boa oportunidade para uma conversa e reflexão crítica sobre esse problema que preocupa a humanidade. Os atos de crueldade cometidos por caçadores, com suas armas e armadilhas guiadas por ganância que parece sem limites.

O caçador Clayton provoca Tarzan, dizendo-lhe:
-Seja um homem, Tarzan.
Ao que ele retruca sem demora:
- Não um homem como você!

A morte do gorila chefe do grupo é uma boa ocasião para os pais e responsáveis falarem às crianças sobre a morte, um tema às vezes difícil de se comentar (até entre os adultos...).
(...) "Eu peço perdão por não entender que você foi sempre um de nós."
"Tenha fé no que você acredita", diz a canção logo no início, tendo por estribilho a mensagem "Confie no seu coração". (...) "Ponha fé no que você mais acredita.
(...) "Tome a minha mão/ eu lhe darei toda a proteção/ Eu estarei aqui, não precisa chorar - você vai estar no meu coração/ de agora para sempre/ sempre/ sempre." (...)
(...)"Nada pode ser mais triste que as lágrimas de uma mãe." (...)
(...) "Por que sou diferente?"
(...) "Feche os olhos./ Esqueça o que vê./ O que você sente? / O seu coração./ E aí somos iguais."
(...) "Nesta sua jornada/ as respostas você vai procurar."
(...) "Com fé e compreensão, / o rapaz se torna homem."
(...) "Aprendendo, você ensinará/ Ensinando, você aprenderá."
(...) "Eleve e liberte o seu espírito."
(...) "Por que quem é diferente o ameaça?"
(...) "Quero aprender sobre esses estranhos como eu./ Há algo familiar sobre esses estranhos como eu." (Banido do seu grupo dos gorilas, Tarzan sente-se muito solitário e afirma estar bastante confuso.)
(...) "Eu só quero que você seja feliz, decida o que decidir."
(...) "E você vai sempre estar no meu coração."
(...) "Chega das suas macaquices emocionais."
(...) "Cuide deles."
(...) "Dois mundos são uma família."
(Comparar com outros filmes sobre Tarzan, produzidos em épocas diferentes.)
(Ver também o filme "O garoto selvagem", de François Truffaut.)

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.