TESTEMUNHA OCULAR

 

O drama policial "Testemunha Ocular" ( The Public Eye - EUA, 1992 - 98 min. - de Howard Franklin), cujo protagonista é um fotógrafo especializado em registrar cenas de crime,  aborda, também, alguns aspectos urbanos, existenciais e psicológicos. Para ele, as vítimas, fotografadas em seus cenários de morte, são os sujeitos de sua câmera, e não, os problemas a serem solucionados, pelos detetives da polícia local.
 
Na Nova York de 1942, Bernzy está entre os melhores do ramo. Como repórter fotográfico, entretanto,tem pontos em comum com os policiais: busca, supostamente, comportar-se com objetividade, numa atitude de frieza profissional, diante de cadáveres e tragédias.
 
Destaques: produção, direção, interpretação, roteiro; fotografia; tema principal e personagens; reconstituição de época (figurinos, adereços); o clima de romance policial "noir"; o amor numa perspectiva realista, naturalista, de atração física e afetiva, amadurecida na vivência do dia-a-dia.
 
O êxito do diretor revela-se, é claro, na eficiência do elenco: Joe Pesci, Barbara Hershey, Stanley Tucci.
 
Uma bela dona de boate pode comprometer a reputação profissional de Bernzy. Ela quer saber quem sãos os homens dispostos a tomar seu estabelecimento. Para isso, acredita que o fotógrafo deveria usar, para ajudá-la, as suas conexões...

Na interação com os detetives, em circunstâncias de sangue e deformidade dos corpos das vítimas, o fotógrafo se torna, igualmente, uma "testemunha ocular", embora o seu depoimento não seja o que os detetives procuram, de início, para montar as peças-chaves dos quebra-cabeças.

A protagonista se impõe como figura marcante de mulher - numa história em que os homens predominam como personagens sem sutilezas ou ambivalências (com exceção do fotógrafo). Ela oferece, todavia, uma ambigüidade própria, burilada pelas dificuldades vencidas com persistência, numa astúcia aperfeiçoada pelos desafios enfrentados.
O roteiro difere de outros enredos policiais ao focalizar o fotógrafo como foco principal, em nuanças de sombras e luz, numa homenagem implícita aos caçadores de imagens...em metáfora/símbolo que, por si só, remete ao cinema e seus fotogramas que registram criativamente. O repórter, como profissional, tem mais espaço para a sua individualidade, exercendo, portanto, maior liberdade que a polícia. Daí a importância do fotógrafo no plano da comunicação com o público.Seu testemunho ocular não se expressa por meio de palavras. Mas nem por isso deixa de ser valioso.
 
Na observação que o público é incentivado a fazer - numa outra forma de testemunho ocular - a reflexão deve incluir as questões éticas que envolvem as ações, atitudes e decisões por parte da polícia e do fotógrafo.

Agindo a princípio como adversários, vão compreendendo, depois, os limites do trabalho investigativo. Ângulos, planos e perspectivas do repórter fotográfico também despertam o público para a realidade. Uma visão mais profunda, além da violência e das simples aparências: um enigma pessoal e coletivo.
(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas também pode ser encontrado em vídeo CIC.)

(Fazer uma comparação e análise do assassino profissional e fotógrafo, personagem interpretado por Jude Law, em outro filme para adultos, com temática de violência, "Estrada para Perdição". protagonizado por Tom Hanks e Paul Newman.)

Theresa Catharina de Góes Campos


Sobre TESTEMUNHA  OCULAR

Prezado Edmur:

Obrigada por  valorizar a minha atuação profissional como jornalista.

Sobre os princípios éticos, que devemos praticar rotineiramente, em nossa vida pessoal e profissional, devem guiar todos os nossos atos. É uma responsabilidade, um parâmetro para nortear nossas decisões e atitudes. Em todas as áreas de nossa atuação, inclusive no jornalismo, tratando-se de imagens e/ou palavras.

Por favor leia meus artigos a respeito desse tema fundamental, tanto na página de amostragem da [...], como nos meus sites e livros.

Posso afirmar, sem estar exagerando, que escrevo e comento, sempre, de uma perspectiva ética, destacando os valores morais nos textos sobre filmes, peças de teatro e outras manifestações artísticas e culturais.

Cordialmente,
Theresa Catharina


Data: Mon, 26 Jun 2006 15:33:59 -0300
De: "Edmur"
Assunto: "Testemunha Ocular" de Howard Franklin


Olá, Professora Theresa Catharina:
Primeiramente, devo afirmar que é muito gratificante poder lhe escrever e dizer que você é uma de minhas principais referências para o jornalismo.

Estou fazendo um artigo de fotojornalismo referente ao filme e gostaria de sua opinião sobre a temática dele para os dias de hoje em que podemos fazer um paralelo do que aconteceu no filme e o trabalho do fotojornalismo da atualidade.

Outra coisa interessante do filme está nos aspectos que envolvem a atividade do fotojornalista, enfocando principalmente a questão ética do trabalho do protagonista. Qual a sua opinião nessa questão?

Grato pela atenção, agradeço atenciosamente.

meu e-mail é...

Edmur

Volta