É TEMPO DE ACORDAR

Zaquie Meredith

(tradução e interpretação do texto original em inglês, de autor desconhecido)

Jornal “Comunidade”

Brasília-DF, 03 de março de 2002

CHEGA UMA HORA EM QUE PERCEBEMOS QUE O MUNDO NÃO É CONTO DE FADAS E QUE É NECESSÁRIO ACEITAR A REALIDADE

         Sempre chega uma hora em nossas vidas, que finalmente nos leva a “perceber”.  No meio de nossos medos e insanidades, alguma voz “de dentro” nos diz “basta!”.

         Chega de lutar, chorar, segurar “as pontas”.  E, como crianças, depois de tanto chorar, depois dos soluços, passamos a ver o mundo de forma diferente.

         É tempo de acordar.  Percebemos que está na hora de parar de “esperar” que as coisas mudem e, que a nossa felicidade venha galopando do horizonte, sem mais nem menos.  Finalmente entendemos que não somos “cinderelas” e que os homens não são “príncipes encantados” e vice-versa.  Percebemos que o mundo real não é  um conto de fadas e que não há  garantia de “vivermos felizes  para sempre”.  O processo começa conosco e é necessário a aceitação da realidade.

         Acordamos para o fato de que somos “perfeitos” da maneira como somos, e que nem sempre todas as pessoas vão nos amar como gostaríamos e, mesmo assim, tudo bem.  Ainda, aprendemos a importância de nos amarmos.  Nesse amor-próprio estabelecemos o nosso bem-estar e, o começo de uma autoconfiança.  Paramos de reclamar e culpar os outros pelas coisas que nos fizeram ou deixaram de fazer.

         Aprendemos que a única coisa que podemos contar é com o inesperado.

         As pessoas  podem nos faltar assim como faltamos às pessoas.  Assim, mesmo sozinhos, nos cuidamos e, neste nosso processo, desenvolvemos um senso de segurança e aceitação.

         Paramos de julgar e apontar o dedo.  Começamos a aceitar as pessoas como elas são, e passamos por cima dos defeitos e fraquezas humanas, e novamente criamos uma sensação de paz e perdão.

         Aprendemos a diferença entre responsabilidade e culpa e a importância de colocar limites e dizer “Não!”.  Mártires são queimados e não valorizados.

         Passamos a olhar os relacionamentos como eles realmente são e não como gostaríamos que eles fossem.  Paramos de controlar as pessoas e situações.

         As pessoas mudam, e não podemos exigir delas um amor da exata maneira que nós queremos!

         Entendemos que estar só não é solidão. Paramos de ignorar nossos sentimentos e necessidades e acreditamos que nossos sentimentos são perfeitos.  Necessitamos ser bem tratados!  E não vamos permitir que seja o contrário!

         Aprendemos que Deus não é punitivo e não nos falha.  Mas que começamos a nos responsabilizar por nossos atos.  E perceber que o inferno é o nosso próprio “ego” e “orgulho”.

         Fazemos uma promessa a nós mesmos de que não iremos mais nos trair e que vamos seguir o desejo do nosso coração.  Finalmente com a coragem do coração e com um grande espírito, respiramos profundamente e começamos a viver a nossa vida da melhor maneira possível!

Zaquie Meredith, Socióloga e pesquisadora formada em Terapia de Campo Energético nos EUA, B. Brennan – faz terapia “Mãos de Luz”.

CRT 33406

Tel: 911-1819

www.zaquiemeredith.pro.br

zmeredith@uol.com.br

Voltar