Theresa Catharina de Góes Campos

     
Uma Paixão em Florença

Drama romântico, com ação e suspense, "Uma paixão em Florença" (Up in the Villa - EUA, 2000 - 115 min.), dirigido por Philip Haas, é adaptação do romance de Somerset Maugham (1874-1965), escritor inglês que morava na Riviera Francesa e gostava muito de viajar.Com qualidade de produção, roteiro, direção e interpretação (Kristin Scott Thomas, Sean Penn, Anne Bancroft, James Fox e Jeremy Davies), fotografia, reconstituição de época e trilha sonora, merece ser visto mais de uma vez. Destaques, também, para figurinos, adereços e objetos de cena.

Personagens, situações e diálogos, assim como as locações externas e os cenários interiores, contam a história de modo a provocar reflexão crítica, mantendo o interesse pelo desenrolar da trama. Tudo se passa na Itália, no ano de 1938, período imediatamente anterior à Segunda Guerra Mundial (1939-1944). Os ricos não enxergam, nem estão preparados ou cientes das mudanças políticas que irão acontecer, tão envolvidos se encontram com as futilidades de seu dia-a-dia. Jogos, piqueniques e festas constituem a sua rotina.

O americano interpretado por Sean Penn mostra-se experiente, decidido e realista. Encara de frente os riscos da vida... e dos sentimentos afetivos. Sob a aparência de irresponsabilidade, demonstra ser confiável quando os amigos precisam dele.

A viúva empobrecida - papel de Kristin Scott Thomas - vê-se diante de algumas escolhas. O seu passado faz com que encare o presente de forma extremamente cautelosa.

O ambiente favorece casamentos por interesse. Mas a protagonista é advertida sobre a tragédia de uma união sem amor.

(Ver, no mesmo estilo e com história passada na mesma época, "Chá com Mussolini".)

Theresa Catharina de Góes Campos é jornalista, escritora e professora universitária
 

Jornalismo com ética e solidariedade.