UM GRITO DE LIBERDADE

 

Com roteiro, trilha sonora, interpretação e fotografia de primeira qualidade, "Um Grito de Liberdade " (Cry Freedom - Inglaterra, 1987 - 151 min.), foi dirigido por Richard Attenborough ( o mesmo de "Gandhi").

Trata-se de uma excelente produção cinematográfica, atualíssima, emocionante e humana do começo ao fim. Dramatização de fatos, ação e suspense. Reflexão crítica, conscientização; transformação interior.

Cenas de violência, mas sem apelação.

Todos devem assistir a este filme, que denuncia o racismo e traz uma mensagem de solidariedade inesquecível, narrando a história real do líder negro sul-africano, o carismático Biko (interpretado de forma inesquecível por Denzel Washington). Kevin Kline e Penelope Wilton também encabeçam o elenco.

Acompanhamos o drama e a lealdade de um editor de jornal liberal, na África do Sul, e os perigos enfrentados por sua família, quando ele decide contar a verdade sobre o ativista negro Stephen Biko. Admiração e amizade, em contexto de diferenças pessoais - e nas situações as mais difíceis.

História contemporânea, narrada com emoção e idealismo, registrando tragédias indesculpáveis, acreditando em dias melhores para a humanidade. Porque no sacrifício de alguns podemos vislumbrar um futuro sem racismo.

(Assisti ao filme no cinema. Encontrado em vídeo CIC.)

Theresa Catharina de Góes Campos

Volta