Theresa Catharina de Góes Campos

  VIDA DE INSETO

Aventura épica, ação e comédia para todos os que apreciam a arte do desenho animado (portanto, sem limitação de idade!). Realizado em Cinemascope pelos mesmos criadores de "Toy Story - Um mundo de aventuras", mais uma produção com elevado nível de criatividade: "Vida de Inseto" (A Bug's Life - EUA - de John Lasseter e Andrew Stanton), em trabalho conjunto da Walt Disney e dos Pixar Animation Studios. Emocionante, diverte o público com uma combinação de fantasia, humor, personagens engraçados, imagens deslumbrantes.

Narra as façanhas e invenções de Flik, formiga que escolhe soluções pessoais para mudar/melhorar a vida tradicional da colônia em que vive. Porque o formigueiro está sempre à mercê de gafanhotos preguiçosos, vorazes e brutais, ela sai pelo mundo à procura de outros insetos que possam ajudar a colônia laboriosa, mas conformada.

A equipe responsável fez uma pesquisa, durante quatro anos, sobre a vida dos insetos, construindo uma mini-câmera para acompanhar de perto os animais. Com este seu segundo longa-metragem revolucionário -épico de proporções milimétricas- os realizadores oferecem o encanto de um mundo mágico, habitado por insetos de todas as formas, e de todos os tamanhos.
O diretor John Lasseter, vencedor de dois Oscar, é um dos maiores pioneiros na animação por computador. O aclamado compositor/letrista Randy Newman, que antes trabalhou com os cineastas em "Toy Story", foi o autor da trilha épica do filme, bem como da música dos créditos finais ("Vou viver o melhor que eu puder"-The time of your life).

Flik tem vocação heróica, apesar de não contar com a confiança nem receber incentivo das outras formigas. Seus planos parecem fracassar quando os insetos por ele convocados para o resgate da colônia revelam-se artistas rebeldes de um circo de pulgas. A estratégia escolhida é apostar em sua criatividade para rechaçar os gafanhotos.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.