Theresa Catharina de Góes Campos

  VÍRUS

Com Jamie Lee Curtis, William Baldwin,Donald Sutherland e Joanna Pacula como intérpretes principais, "Vírus" (Virus, EUA, 1999 - de John Bruno - 100 min.) pode ser classificado como aventura dramática, terror, ação e suspense.

A grande surpresa do roteiro é o amor verdadeiramente autêntico entre dois personagens, revelado sem sombra de dúvidas nos momentos em que todas as decisões significam a diferença entre quem deve morrer ou sobreviver.

Com muitas e terríveis cenas de violência,provocadas por monstros aterrorizantes,além de mutilações e mortes impressionantes, a história de ficção e catástrofe absurdas mostra uma equipe de rebocador marítimo que enfrenta um tufão. Na seqüência de acontecimentos, ameaças e perigos inexplicáveis,os personagens são forçados a lutar contra formas mutantes.

Os monstrengos seriam computadores e sistemas elétricos da embarcação, onipotentes e onipresentes. Estariam dominados por alienígenas? Ou representariam a evolução desordenada das máquinas, descontroladas e reagindo contra o "vírus humano"?

Destaques: a fotografia; o tema da ameaça representada pela computação e o perigo dos diversos equipamentos e dispositivos elétricos; o romantismo nos momentos finais do filme.

Theresa Catharina de Góes Campos
(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo PlayArte.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.