Theresa Catharina de Góes Campos

  XANADU (Xanadu - 1980, EUA, 88 min.)

Dirigido por Robert Greenwald, "Xanadu" é um filme musical para os que apreciam temas românticos, apresentados em linha de narrativa poética e, sendo assim, com a liberdade lírica de, com ingenuidade e magicamente, trazerem a mitologia grega aos cenários para interferir/coexistir em situações de personagens modernos.

Os intérpretes principais - a cantora australiana Olívia Newton-John, Michael Beck, Gene Kelly (de "Cantando na Chuva"; e "A Lenda dos Beijos Perdidos", com Cyd Charisse) e Sandahl Bergman - nos proporcionam momentos de diversão leve, destacando-se a trilha sonora, os efeitos de iluminação e a fotografia.

Os números musicais e as coreografias, assim como os diálogos e as circunstâncias descritas no roteiro, agradam aos que aceitam tudo, nos sonhos. Sim, porque neste filme de dança, as divindades mitológicas deixam o Olimpo temporariamente para vir à terra ajudar os seres humanos a concretizarem os seus desejos, apesar dos obstáculos, não importando as dificuldades que precisarem ser vencidas. Afinal, em um sonho, tudo pode acontecer!

Quatro décadas antes, Kira, deusa da dança, já tinha auxiliado um artista a transformar seus projetos em realidade. Sua intervenção bondosa se faz de novo necessária para ajudar um jovem e um antigo dançarino a materializarem o sonho de abrir uma discoteca muito especial para eles.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em CIC Vídeo e DVD.)

From: "Theresa Catharina de Góes Campos"
To: "Alexandre"
Sent: Sunday, November 30, 2003 6:15 PM
Subject: Sobre o Filme Xanadu!


Prezado leitor Alexandre:
Lendo os meus textos, você deve saber que eu assisto aos filmes no cinema. Acho, entretanto, que, se a pessoa não conseguiu assistir à obra cinematográfica em uma sala de cinema, ou se quer ter uma cópia, o DVD e/ou VHS são uma boa solução.
No Brasil, você precisará procurar uma loja de vídeo com filmes antigos ou cult ou chamados vídeos de arte. Ou uma Faculdade de Arte, Academia de Dança ou Curso universitário de artes cênicas. Tente, ainda, as lojas 2001 ( que publicam um catálogo anual)e as Blockbusters.
Se alguém viajar para os EUA, uma encomenda será mais fácil. Pesquise, também, na internet, pois é comum se encontrar anúncio de venda (livrarias, lojas de vídeo).
Espero que você tenha êxito em sua busca. Eu guardo com emoção as duas vezes em que tive a maravilhosa oportunidade de assistir, no cinema, a XANADU.
Cordialmente,
Theresa Catharina


On Fri, 28 Nov 2003 08:46:55 -0200, "Alexandre" wrote:

Bom dia Theresa.
Li seu artigo sobre o filme Xanadu, e gostaria de saber onde posso encontrar o DVD do filme, pois já o estou procurando há tempos sem nenhum resultado. Agradeço antecipadamente.
Alexandre
Volta

 

Jornalismo com ética e solidariedade.