Theresa Catharina de Góes Campos

  ZELIG
 
Filme interessantíssimo do ponto de vista psicológico e humano, "Zelig" (Zelig - EUA, 1983 - 79 min.) é uma comédia dramática dirigida e protagonizada por Woody Allen. Na linha de falso documentário, trata-se de produção realizada em preto e branco, mas com algumas cenas bem especiais fotografadas a cores.

Os efeitos técnicos e de montagem precederam, pioneiramente, os de "Forrest Gump", tão elogiados.

No elenco: Mia Farrow (no papel da Dra. Eudora Fletcher), Stephanie Farrow, Garrett Brown, Will Holt.

Outros destaques: temas e personagens; direção, interpretação, produção; roteiro e diálogos; fotografia; e trilha sonora.

De humor satírico, a história se passa entre 1920 e 1930, quando Leonard Zelig seria um personagem célebre, com personalidade neurótica e capacidades miméticas, com o poder de se confundir, imitando as pessoas que encontrava. De personalidade porosa, ele fisicamente se transformava, tornando-se a própria pessoa escolhida como seu reflexo. Uma neurose manifesta que era aplaudida, lhe trazendo fama, provocando admiração em todos que presenciavam a sua metamorfose.

A colagem de filmes noticiosos e uma montagem perfeita permitem a inclusão, no filme, de alguns momentos significativos do século XX, quando Zelig aparece entre diversas personalidades da época: ao lado do Papa Pio XII; entre convidados famosos no garden party do escritor Scott Fitzgerald; ao lado de Hitler; e muitos outros.

Humorístico e, ao mesmo tempo, dilacerante e complexo, quando se percebe as razões profundas que levavam ao comportamento camaleônico de Zelig. No íntimo, os risos não eram genuínos, nem fáceis (como pareciam seus trejeitos, suas caretas, os sotaques e modos de andar incorporados) porque escondiam dramaticamente uma angustiante insatisfação/decepção consigo mesmo. Para ele, apenas os outros eram interessantes...

Zelig desperta o interesse profissional de uma psiquiatra que, após estudar o seu caso e realizar muitas entrevistas e consultas, consegue fazer com que ele entenda a sua importância como ser humano único, individual, com luz e beleza próprias, inconfundíveis.

O tratamento psiquiátrico, um autêntico resgate daquela prisão que era o seu camaleonismo é, também, uma história de amor. Médica e paciente se apaixonam, entretanto, ela não aceita o seu pedido de casamento enquanto Zelig não se liberta de seus personagens, tendo amor e respeito por ele próprio, conhecendo-se como pessoa, estimando-se, gostando de sua personalidade, reconhecendo o seu valor.

A Dra. Eudora Fletcher confirma a Zelig: é a ele que ama, e não, as outras pessoas por ele imitadas. Promete a Zelig o seu amor quando ele amar a si mesmo. Indica-lhe o caminho da cura, salvando-o de seus fantasmas.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Warner Home Vídeo e DVD- USA.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.